Obrigado pela visita

Radio Gospel Chamas Vivas

Free Shoutcast HostingRadio Stream Hosting

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

A felicidade de termos a Cristo como nosso pastor



O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.
Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.





Falar deste pastor é muito importante, por que quando nós confiamos neste pastor, ainda que esteja  olhando para dentro do seu lar e não ver nada, o pastor dos pastores entra em ação e nada nós deixa faltar, na  angustia ele traz tranquilidade, fazendo nos deitar em verdes pastos, ou seja, passarmos a contemplarmos a beleza do Senhor, quando a sua alma está cheia de ansiedade trazendo um desgaste muito grande pra você, ele refrigera a tua alma, quando a enfermidade vem tentando te levar desta terra, este pastor te livra do vale da sombra da morte, e você passar a ter coragem, não tendo medo de mau algum, quando este pastor usa o seu cajado é para nos consolar, ainda que seja dura, quando reconhecemos o nosso, erro, somos consolados pelo Senhor, este  pastor é aquele que nos honra, e faz nos assentarmos juntos com aqueles que considera-se nossos inimigos, para alimentarmos juntos para que eles contemple que o pastor dos pastores está conosco, ele derrama do seu poder sobre nós, até trasbordar, sendo assim: passamos a ser uma ovelha mansa e humilde, assim como nosso pastor é, ele disse: aprendei de mim que sou manso e humilde de coração.

O pastor de ovelhas no Antigo Testamento era facilmente identificado por quatro elementos indispensáveis em sua função: O cajado, a vara, a capa e, o alforje.
O cajado era usado principalmente para guiar o rebanho e socorrer as ovelhas quando preciso (Êx. 21.19; 1º Sm. 17.40; Zc. 8.4). A vara era um símbolo de proteção e, em outros textos é chamada de bordão (2º Re. 4.29). A capa era muito importante para o pastor se acolher e se proteger e, o alforje levava alguns pertences de uso pessoal do pastor (1º Sm. 17.40).
Quando chegamos ao cenário histórico do Novo Testamento vemos os líderes sendo chamados para “pastorear” o rebanho de Deus. Aqui temos o uso do termo pastor como uma nomenclatura que identificaram as próprias palavras de Cristo, quando usando a figura de metáfora, disse de Si mesmo: “Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas [...] Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido”. (Jo. 10.11-14).
Jesus usou a comparação por que sabia muito bem acerca do cuidado do pastor com as ovelhas nos campos. Ser pastor a partir daquele momento, na visão bíblica e neotestamentária, significava cuidar de vidas da mesma forma que Cristo demonstrou no cuidado e ensino no seu ministério na terra.
Partindo desses princípios referentes às atividades da figura do pastor tanto no AT como as comparações e simbolismo no NT, a Bíblia nos revela as três funções que compreendiam as atividades reais de um pastor: 1) A proteção exclusiva do rebanho contra as feras e os perigos naturais; 2) O zelo pela seleção dos melhores pastos e campos verdes e; 3) O trato no crescimento da ovelha, com o cuidado do peso e o desenvolvimento de sua lã.
A partir dessas bases a Bíblia deixa clara acerca do verdadeiro chamado de um pastor. Trata-se do servo que desde seus primeiros passos na jornada cristã, junto aos seus (sua igreja e seu pastor) possui real preocupação, primeiro na proteção da igreja de Cristo, que compreende o bloqueio das contaminações do mundo, dos falsos ensinos, dos caminhos tortuosos; segundo, o zelo pelo melhor alimento através da pregação da Palavra de Deus, que edifica, exorta, consola e desperta. Um servo que revela o chamado para pastorear sempre transmitirá mensagens dentro desses quatro aspectos; e terceiro, pela liderança espiritual que faz com que vidas desenvolvam seus ministérios e alcancem seus sonhos. O pastor é um líder e seu chamado está condicionado ás suas qualidades de liderança.
O que mencionamos até aqui pode ser resumido numa verdade ampla: Não existe chamado pastoral distante dessas realizações, bem menos algum pastor usado pelo Espírito Santo com apenas uma dessas indicações, ou seja, se algum ministro está em falta em algum desses princípios, com certeza seu chamado ministerial está em desenvolvimento, mas, se lhe falta todos esses valores, com certeza jamais foi chamado por Deus para pastorear.
Dentro desse raciocínio ainda desejo expor duas situações: pastores que crêem no chamado, mas passam por experiências frustrantes, e pastores que sabem realmente que não possuem o chamado, mas entraram “acidentalmente” no ambiente ministerial.
No primeiro caso é de grande importância saber que o início ministerial com experiências dolorosas não significa algum tipo de erro no chamado, mas pode revelar um agir e preparo exclusivo de Deus para algo bem maior. Deus o levará a compreender isso.

No segundo caso, temos alguém sem o chamado na função pastoral, mesmo assim pastoreando. A falta de êxito maior desse líder não está em seu realizar, de certo, ele sempre fará algo em suas condições, mas sua situação revela claramente que suas ações pastorais serão limitadas por lhe faltarem os elementos essenciais que preenchem sua ordem vocacional e seu chamado divino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá
Obrigado pelos comentários caso não esteja oline aguarde que breve estarei respondendo,Deus abençoe

Deixe seu comentario

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem



http://www.linkws.com

Respondas a esta questões por favor

baner






Você acredita que Jesus esta voltando?

Quem sou eu

Minha foto
Deus é a minha razão de está escrevendo este blog,sem ele nada eu posso fazer.

Arquivo do blog

COMPRE TÁ

Cafeiteira

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
style="width:120px;height:600px;overflow:hidden;">
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Pesquisar este blog